domingo, 18 de novembro de 2012

CAIU NA REDE É TUBARÃO!



Na tarde de ontem, um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) de 3m40cm com quase 300kg ficou preso numa rede de pescadores em Xangrilá, praia do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Na mesma hora, o tubarão foi transformado em filé para vender, pois sua carne é bem mais valorizada, rendendo um lucro extra aos pescadores para o final de ano.


Tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. Parece um tanto diferente por possuir boca e dentes pequenos. Por esta característica anatômica, não é conhecido por incomodar os seres humanos e nem causar tanto medo aos mergulhadores nem aos surfistas, como no caso do temido tubarão-branco e o cabeça-chata.

 
Os martelos são os tubarões mais ameaçados de extinção! A população em 2003 correspondia a apenas 10% do número estimado de animais em 1986, ano em que os registros populacionais começaram a ser efetuados.

O tubarão-martelo, assim como todas as espécies de tubarões, equilibram o habitat marinho e, quando um animal é retirado, pode comprometer o equilíbrio da cadeia alimentar.

Tubarão pescado em Xangrilá/RS - Foto arquivo pessoal

Todas as fotos Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!