quarta-feira, 22 de julho de 2015

FÉRIAS COM TV CIENTÍFICA


Nesses dias de férias escolares, pensar o que fazer com os filhos, enquanto trabalhamos, torna-se um desafio. E para dar uma força para quem passará o mês de julho em casa e não poderá viajar, usei minha criatividade para listar opções como convidar os amigos para vir brincar, organizar campeonatos de jogos, desenhos com lápis e tintas coloridos, receitas da culinária infantil, lista de cineminha, piquenique se tiver sol, e por aí vai...

Outra atividade para passar o tempo na companhia dos pequenos é a velha e boa procura na programação infantil dos canais de televisão. Fiz isso junto com minha filha de 9 anos e minha curiosidade foi saciada com um desenho incrível: a série de animação Aventuras com os Kratts no canal à cabo Discovery Kids.


Na história, os irmãos Chris e Martin Kratt (que são, na verdade, os criadores e apresentadores das séries Kratt’s Creatures e Zoboomafoo) conhecem animais exóticos, criaturas incríveis e os mistérios da vida selvagem.


Em Aventuras com os Kratt eles mesmos são os personagens e, em versão animada, levam os telespectadores a um mundo de animais extraordinários. O enredo também tem uma pitada de ficção: com a ajuda da inventora Aviva Corcovado, os irmãos ativam seus poderosos trajes, os trajes animais! Com isso, são capazes de voar, nadar nas profundezas dos mares e até andar sobre as águas.



Aquela curiosidade natural que o teu filho tem sobre ciências, com certeza, vai ser incentivada pelo desenho, como foi comigo e com minha filha!  Há rãs que usam a química para se defender e polvos gigantescos capazes de aguentar a enorme pressão do fundo do mar, só para citar alguns exemplos de como os pequenos telespectadores vão aprender que os animais podem nos revelar quase tudo sobre a ciência.

Outra coisa legal é que os personagens usam os poderes para salvar os bichos dos vilões que planejam vendê-los como joias, uma ótima lição do quanto é importante cuidar dos animais e da natureza.


O capitulo no qual assisti foi sobre os morcegos. Sempre os defendi, principalmente os que vivem nas cidades. E nesse capitulo, chamado “um morcego no prato”, aprendi mais ainda sobre esses mamíferos. Falam sobre o morcego marrom que cai no prato dos famosos brownies de Jimmy Z, um dos personagens do desenho. Os irmãos, cientificamente, porém numa linguagem clara e divertida, demonstram e comprovam a importância dos morcegos, seus mitos e fantasias e tentam convencer os outros personagens de que não é preciso ter medo de morcegos. 


Ao pesquisar e procurar mais informações sobre o desenho animado, descobri que Christopher Kratt, um dos personagens do desenho, é biólogo há mais de 20 anos. Enquanto era estudante na universidade, Chris recebeu o Watson Fellowship para viajar e filmar animais no exterior, durante as tardes de verão. Depois de se formar na Carleton, USA em 1992, Chris foi premiado com o Thomas J. Watson Fellowship que usou para filmar documentários sobre vida selvagem no Peru, no Brasil e na Austrália. Junto com seu irmão Martin apresentou programas como Kratts’ Creatures, Zoboomafoo, Be the Creature (transmitido pelo National Geographic Channel) e Wild Kratts.


Os irmãos Kratt fundaram a “Kratt Brothers Creature Heroes”, uma organização sem fins lucrativos dedicada a possibilitar que crianças ajudem os animais em todo o mundo; e a "Carleton Organization for Biodiversity", um grupo que trabalha para aumentar a consciência pública sobre conservação da vida selvagem.

Aprendi muito com os Kratts e minha filha mais ainda! Voltei a acreditar e apostar que uma programação infantil de televisão pode ser educativa, científica, ecológica e ao mesmo tempo super divertida!

Veja mais informações do desenho animado no site do Canal Discovery Kids/Aventura com os Kratts.

Todas as fotos e imagens do Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!